Instituto PoN

Olá!

Somos o Instituto PoN, uma nova organização da sociedade civil sem fins lucrativos com sede no Brasil, fundada em 2025.

O que fazemos?

Promovemos Educação Ambiental Digital baseada em jogos e desenvolvemos ferramentas, métodos e atividades relacionadas.

Com o jogo mobile PoN! A Ilha dos Tatus e os novos desenvolvimentos planejados, buscamos tornar questões socioambientais complexas mais compreensíveis, construtivas e envolventes para crianças e jovens adolescentes. Ao fazer isso no ambiente digital, fortalecemos o pensamento crítico, a letramento tecnológico e a letramento midiático a partir de uma perspectiva socioambiental – conectando, de forma potente, contextos de aprendizagem formal e informal. Essa é a missão do Instituto PoN.

Combinamos aprendizagem baseada em jogos, cultura digital e colaboração intercultural para empoderar jovens de 11 a 15 anos no Brasil, na Colômbia e na Europa a compreender e responder às crises climática, ambiental e da biodiversidade.

Nosso premiado jogo de ação para dispositivos móveis PoN! A Ilha dos Tatus foi desenvolvido conjuntamente por parceiros brasileiros e europeus (ver lista abaixo). Ele está disponível gratuitamente para iOS e Android em inglês, português, espanhol e alemão, e desde o lançamento em 2022 já alcançou milhares de crianças e jovens no Brasil e na Colômbia. O jogo é acompanhado por um kit pedagógico gratuito para educadores, disponível em espanhol e português na aba Educadores aqui no site do PoN.

O que é Educação Ambiental?

A maioria dos países da América Latina possui leis, estratégias e programas nacionais que integram a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino, com foco em mudanças climáticas, biodiversidade e sustentabilidade dentro de marcos nacionais. Essa implementação ocorre, frequentemente, nos níveis estadual e municipal. Países como Brasil, Colômbia, Equador e México contam com políticas sólidas de Educação Ambiental tanto para contextos formais quanto informais de aprendizagem.

Por que Educação Ambiental Digital?

Em todo o mundo, comunidades observam como o ambiente digital molda identidades e opiniões de crianças e jovens. A Iniciativa PoN leva a conversa climática para a linguagem cultural mais valorizada por esta geração: os jogos digitais.

Livros, palestras, teatro e educação baseada na natureza são essenciais — e precisamos de mais de tudo isso. Mas o tempo é curto, e as sociedades precisam urgentemente de materiais, métodos e estratégias eficazes para levar a educação ambiental ao ambiente digital.

Olhando para trás

Como parte do Instituto Cultural da Dinamarca (até janeiro de 2026), realizamos mais de 120 oficinas para educadores, estudantes e públicos diversos, estimulando reflexão e diálogo. Nossa experiência ao longo dos últimos cinco anos confirma o que a pesquisa indica: para engajar crianças e jovens em temas climáticos, as abordagens precisam ser atrativas, construtivas e divertidas.

Olhando para frente

Junte-se a nós na construção de uma campanha de educação ambiental em larga escala, baseada em jogos, que integre plenamente a dimensão digital, conecte-a ao mundo físico por meio de kits pedagógicos, formação de professores e programas de atividades, e fortaleça o pensamento crítico, a letramento tecnológico e a letramento midiático, a partir de uma perspectiva socioambiental latino-americana.

Contato

Parceiros