O Kit Pedagógico PoN! é um material didático especialmente desenvolvido para acompanhar o jogo “PoN! A Ilha dos Tatus” em ambientes de aprendizagem, tanto formais quanto informais. Ele expande o universo do jogo e suas questões através de dinâmicas e materiais adicionais, proporcionando uma abordagem metodológica mais lúdica para tratar de temas complexos como mudanças climáticas, biodiversidade, e suas interconexões sociais e culturais.
O objetivo é potencializar o impacto educativo do jogo, oferecendo ferramentas pedagógicas que ajudam educadores e educandos a construir novos conhecimentos. Todos serão sensibilizados e encontrarão caminhos possíveis para a ação ambiental, em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, 13 e 17 da ONU.
Desenvolvido pelo alemão Matthias Löwe, com consultoria dos brasileiros Tainá Felix e Jaderson Souza, o kit de 28 páginas nasceu de um processo intercultural. Ele proporciona uma rica combinação de perspectivas internacionais e locais, garantindo relevância e eficácia no contexto educacional brasileiro.
Aplicações
Sugerimos incluir o Kit PoN! como um projeto de estudo e ação na sua escola ou espaço cultural, de forma interdisciplinar ou multidisciplinar. Ele pode ser ministrado por profissionais de diversas áreas – das artes à matemática, da filosofia à biologia. Jogos são uma parte integral na vida de muitas crianças e adolescentes, então por que não incorporá-los como ferramentas pedagógicas? O Kit PoN! facilita essa mediação, ajudando na construção de um projeto pedagógico ambiental de maneira divertida e consciente.
Impacto dentro e fora da sala de aula
Com mais de 14 mil pessoas impactadas e mais de 70 eventos realizados entre 2022 e 2023, o projeto tem deixado sua marca em comunidades por todo o Brasil. O PoN! não só cativou estudantes, mas também foi reconhecido internacionalmente, vencendo o Games for Change Latin America 2022 na categoria Impacto. E o sucesso não para por aí: o jogo e seu kit pedagógico foram oficialmente integrados ao currículo da rede pública de Santos, foi aprovado pelo Ministério de Educação da Colômbia e está em processo de integração na plataforma “Colômbia Aprende”. Através do parceiro Goethe-Institut, o material está sendo promovido em sua rede pedagógica na Colômbia, Bolívia, Brasil, Equador e Peru, demonstrando que a união entre tecnologia e educação pode transformar a conscientização ambiental.
Depoimentos
A mecânica é intuitiva para os estudantes. Os cenários e o conteúdo valorizam o contexto brasileiro. Tiveram o cuidado de elaborar uma proposta situada. Como minha graduação foi em Ciências Humanas, lemos Latour. Acredito que o jogo é um modo lúdico de introduzir a obra do autor e desenvolver competências socioambientais. O jogo tal como está é muito bom. Em relação ao pedagógico, gostei bastante da oficina que integrou estudantes e professores, proporcionando troca de saberes e de experiência cultural entre gerações. Fiquei curiosa para saber a recepção e utilização do jogo em outros contextos. Em especial, a adoção do mesmo por professores.
Viviane Gonzalez Dias, Coordenadoria de Articulação e Elaboração de Projetos Educacionais Inovadores - COAEP Secretaria de Estado de Educação - SEEDUC-RJ
O jogo PoN - A ilha dos Tatus está articulado de forma transversal às competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e, por consequência, ao Currículo Paulista, que são as nossas referenciais curriculares nacional e estadual, respectivamente. Tem potencial para contribuir com o desenvolvimento de diferentes objetos de conhecimento, tanto a partir de componentes como Ciências, Biologia, Geografia, Línguas Estrangeiras Modernas, quanto de forma interdisciplinar. Por ser um jogo colaborativo e propor a reflexão e o debate sobre temas da atualidade, promove ainda o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, contribuindo com a formação integral dos estudantes. O kit pedagógico traz orientações preciosas aos educadores e propostas diversas para a aplicação do jogo, de modo a contemplar as diferentes realidades das escolas e a diversidade do processo de ensino e aprendizagem.
Pamella de Paula da Silva Santos, Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
No dia 22 de setembro, tivemos em nossa escola, um excelente workshop com a apresentação do jogo PoN A Ilha dos Tatus. Professores e alunos saíram do workshop com grandes expectativas em saber que através do jogo, em suas atividades pedagógicas, podem ampliar discussões e aprendizados sobre temas ambientais.
Deise Perfeito, Diretora do Colégio estadual CEPEMD Brasil-Alemanha, Rio de Janeiro
Gostei!
Como posso usar na minha escola?
Mais informações
Se você tem dúvidas ou deseja agendar uma sessão de introdução do PoN! para sua equipe ou rede, entre em contato conosco:
Download
Baixe aqui o kit pedagógico PoN em Português
Formato PDF | 38MB
Download
Baixe aqui o kit pedagógico PoN em Espanhol
Formato PDF | 38MB
Seja um Embaixador PoN!
- Multiplicador de saberes: Você será a voz do PoN! divulgando o jogo, o kit pedagógico e a mensagem de ação climática e ambiental, para escolas, comunidades e eventos.
- Ativista consciente: Use seu conhecimento e engajamento para conscientizar as pessoas sobre a importância de cuidar do nosso planeta.
- Faça a diferença: Seja um agente de transformação e ajude a construir um futuro mais verde e sustentável para todos.
É simples! Basta participar de um workshop de capacitação gratuito onde você aprenderá tudo sobre o jogo, as metodologias e materiais pedagógicos, a filosofia por trás do PoN e como se tornar um multiplicador dessa causa.
- Como apresentar o jogo PoN! – A Ilha dos Tatus de forma envolvente e divertida.
- Estratégias para disseminar a mensagem de preservação ambiental através do jogo.
- Dicas para organizar eventos e palestras sobre o PoN! em escolas, comunidades e outros espaços.
- Como utilizar o kit pedagógico do PoN! em sala de aula e em outros contextos educativos.
- A importância do ativismo ambiental e como você pode fazer a diferença.
- Professores de todas as áreas do conhecimento que desejam levar o PoN! para a sala de aula.
- Mediadores culturais que buscam novas ferramentas para trabalhar com educação ambiental.
- Jovens entre 16 e 25 anos que se preocupam com o meio ambiente e querem fazer a diferença.
- Certificado de participação ao final do workshop.
- Convites para mediar aulas, eventos e encontros com outros públicos, recebendo ajuda de custo para transporte e alimentação.
- Oportunidade de fazer parte de uma comunidade engajada na luta pela preservação ambiental.
Gostou da ideia? Entre em contato conosco: producao@danishculture.org.br